Headlines

Publicado em: quinta-feira, 28 de março de 2013
Postado por Admin

Quais são as doenças que os pombos transmitem?


Descubra quais são as doenças que os pombos transmitem para os seres humanos, e saiba como se prevenir!


É comum em determinadas regiões da cidade notar muitos pombos convivendo em meio a população, o que logo vem a mente aquela imagem de uma senhora oferecendo alimento a estas aves sentada em um banco de praça, não? No entanto, não é preciso ter muitos pombos em certo local para notar que estas aves não são das mais higiênicas, e para a surpresa de muitos, as fezes de pombos tem a capacidade de entupir bueiros, calhas e tubulações, além de contaminar alimentos e água. Desta forma, por muitos os pombos foram batizados de ratos de asas devido a grande sujeira que causam.

Quais são as doenças que os pombos transmitem?

A repugnância que os pombos causam na sociedade não está relacionada apenas com a sujeira, mas também com as doenças que estas aves podem transmitir para os seres humanos, ou seja, as chamadas zoonoses. O fato dos pombos se alimentarem de diferentes fontes faz com que tenham contato com diversos patógenos (agentes que causam doenças), e de acordo com especialistas, no total são mais de 50 doenças que os pombos podem transmitir para o ser humano. Dentre elas destacam-se a criptococose, ornitose, histoplasmose, encefalite, salmonelose, alergias respiratórias, dermatites, aspergilose, tuberculose aviária, doença de Newcastle e mais.

Segundo um levantamento realizado na Inglaterra, mais de 2 mil pessoas anualmente adquirem doenças transmitidas pelos pombos. Ainda, é importante ressaltar que os pombos também são hospedeiros de ectoparasitas, como ácaros, percevejos, piolhos, pulgas e carrapatos, onde tais parasitas geralmente infestam seus ninhos e podem atingir as edificações em que foram construídos. Este é um ponto de extrema importância para proprietários de animais domésticos, já que estes ectoparasitas são de difícil controle e podem transmitir doenças para os animais, sobretudo, para cães e gatos. Um dos percevejos mais comuns em ninhos de pombos é o Cimex Columbarius (hemíptera), o qual se alimenta do sangue da ave. Entretanto, quando os pombos abandonam o ninho, estes parasitas procuram uma nova fonte de alimento, a qual pode ser os animais domésticos ou seres humanos. Além deste, outro percevejo que tem picada dolorida é o Triatoma Rubrofasciata.

Contudo, um mito que envolve os pombos e as doenças que podem ser transmitidas ao homem é a toxoplasmose, a qual não é transmitida por estas aves, mas sim por gatos e outros felídeos, apesar de que o pombo é considerado um vetor da doença, onde apenas o animal doméstico se contamina com o Toxoplasma Gondii ingerindo a carne crua da ave.

Além de ser um grave risco de saúde pública e de danificar monumentos, os pombos geram ainda problemas ecológicos, por este motivo, fique atento (a) a esta ave comum que rodeia sua casa.

Tags: Quais são as doenças que os pombos transmitem; Quais doenças os pombos podem transmitir; Quais são as doenças que os pombos transmitem para o ser humano; Quais doenças os pombos podem transmitir para o ser humano.

DIVISÃO
DIVISÃO COMPARTILHE
DIVISÃO DEIXE SEU COMENTÁRIO

Fan-Page

Pets & Dicas

Matérias + Vistas

Click Fantástico