Headlines

Publicado em: quarta-feira, 26 de junho de 2013
Postado por Admin

Quando pode castrar o cachorro?


Saiba qual é o momento certo de castrar seu cachorro ou cadela, e descubra as vantagens que esta cirurgia pode trazer seu seu animal de estimação!


A castração, conhecida tecnicamente como orquiectomia em machos e ovariosalpingohisterectomia em fêmeas, é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção dos testículos (machos) e dos ovários, tubas uterinas e útero (fêmeas). Esta cirurgia este indicada antes do primeiro cio (estro), a qual é considerada precoce quando realizada durante 8 a 12 semanas, o que pode resultar no fechamento retardado das placas de crescimento, alterações comportamentais (fobias e timidez), desenvolvimento inadequado da vulva e incontinência urinária e cistite.


Vantagens da castração em cadelas

Desta forma, a castração de fêmeas é indicada para prevenir estro e o acasalamento indesejável, e ainda para diminuir a possibilidade de desenvolvimento de tumores de mama em gatas e cadelas. Assim, deve ser realizada antes do primeiro cio, mais precisamente no sexto mês de idade do animal. O tumor de mama possui menor incidência quanto ao tempo de realização da cirurgia para cadelas, confira:

∙Antes do primeiro estro: incidência menor que 0,5%
∙Entre o primeiro e segundo estro: incidência menor de 8%
∙Entre o segundo e quatro estro: incidência menor de 26%
∙Após o quarto estro (aproximadamente 2,5 anos): sem efeito preventivo

Para gatas, a prevenção do tumor mamário antes do primeiro estro é de 0,6%. Ainda, a castração de cadelas é indicada para prevenção e tratamento da hiperplasia e prolapso de vagina, controle de alterações endócrinas e dermatoses, e para casos de alterações ovarianas e uterinas, como tumores ovarianos, cistos ovarianos, piometra, tumores uterinos, prolapso uterino, metrite, ruptura uterina. Além de evitar a pseudociese (gestação psicológica) em cadelas, hiperplasia mamária em gatas, prevenir gestações indesejadas, diminui a população de animais abandonados por evitar gestações indesejadas, partos distócicos, prevenção de estros prolongados, tratamento de enfermidades (vaginais, uterinas e ovarianas), transmissão de Tumor Venéreo Transmissível (TVT) e de zoonoses como Esporotricose, e brigas que podem levar a contaminação por doenças infecciosas como Leucemia Viral Felina, AIDS Felina e Raiva.

A castração de fêmea é um procedimento cirúrgico simples e de recuperação rápida, onde a recuperação do animal é feito em casa através da realização de curativos, repouso e administração de medicamentos prescritos pelo médico veterinário.


Castração em cachorros

A castração de cão macho é uma cirurgia mais simples e prática, a qual também exige anestesia geral do animal e conta com diferentes vantagens, sendo as principais: evitar fugas pela libido do acasalamento, evitar transmissão de Tumor Venéreo Transmissível (TVT) e zoonoses, evitar brigas, reduzir a população de cães abandonados evitando gestações indesejadas, redução do tumor de testículo a zero, redução de problemas prostáticos significativamente, se tornam mais calmos e menos agressivos (pode não ocorrer em todos os cães) e dentre outras.


Quando pode castrar o cachorro?

Desta forma, caso você não vá utilizar o animal para reprodução, é indicado que você castre-o o quanto antes, sendo que a castração pode ser feita a partir dos seis meses em cães machos e fêmeas, e a partir de cinco meses em gatos. Caso você tenha dúvidas ou questões relacionadas castração de cães e gatos, deixe-nos sua(s) pergunta(s) nos comentários ou se preferir, questione seu médico veterinário!

Tags: Quando pode castrar o cachorro, Quando posso castrar o cachorro, Quando devemos castrar o cachorro, Quando castrar o cachorro, Quando pode castrar o cão, Quando pode castrar a cadela.

Arquivado em: .
DIVISÃO
DIVISÃO COMPARTILHE
DIVISÃO DEIXE SEU COMENTÁRIO

Fan-Page

Pets & Dicas

Matérias + Vistas

Click Fantástico